Interpretando o resultado do exame de FAN nas análises clínicas | Newslab. Navegação de comentário

Para que serve o FAN?

O FAN não é um exame de triagem de doença reumatológica para a população geral, e sim, um rastreio de autoanticorpos para pacientes que realmente apresentam suspeita clínica de doença autoimune. Na maioria das vezes, exames positivos solicitados por queixas vagas e inespecíficas não só atrapalham o raciocínio clínico como deixam o paciente preocupado desnecessariamente.

21 thoughts on Entenda o que é o exame: FAN Fator antinuclear

O FAN deve ser solicitado apenas para pacientes com história clínica, exame físico e dosagem de proteínas inflamatórias (hemossedimentação e/ou proteína C reativa elevadas) que levem à suspeita de doença inflamatória sistêmica, possivelmente de causa autoimune. Os pacientes candidatos à solicitação do FAN podem apresentar quadro clínico ou manifestações como as seguintes: Como qualquer exame laboratorial, o FAN também pode apresentar falsos positivos. 10 a 15 da população saudável pode ter FAN falso positivo, principalmente mulheres e idosos. Quando avaliamos apenas a população com mais de 65 anos, a taxa de FAN falso positivo chega a 30. Reagente-teste-gravidez. Basta a menstruação atrasar alguns dias para a pergunta vir à cabeça: "Será que eu estou grávida?". O exame recebe o nome de beta hCG por reconhecer apenas a fração beta deste hormônio, que é intensamente produzido pela placenta quando o embrião se fixa na parede do. . . Chamamos de sensibilidade a capacidade de um exame dar positivo quando o doente tem a doença. Por exemplo, quando dizemos que a sensibilidade do FAN para o lúpus é de 95, isso significa que a cada 100 pacientes com lúpus que forem testados, 95 vão ter resultado positivo e apenas 5 terão um falso negativo.

No laboratório, o exame é feito a partir da adição na amostra de um corante fluorescente marcado com os anticorpos que se busca identificar. Em seguida, o sangue com o corante marcado é colocado em um recipiente contendo uma cultura de células humanas conhecida com células Hep-2, que permite a visualização clara de várias estruturas celulares e fases do ciclo celular. Assim é possível fazer o diagnóstico, já que é feito a partir do padrão de fluorescência observado por meio do microscópio. Quando existe a suspeita de doença autoimune, pode ser solicitado que o paciente realize o exame FAN, ou exame de fator antinuclear. Esta é uma análise clínica simples, conforme descreveremos no decorrer deste artigo, mas desconhecida de muitos e é natural que isto cause desconfiança. O exame de FAN é feito com amostras de sangue do paciente suspeito de ter uma doença autoimune. No laboratório conseguimos identificar todos os anticorpos circulantes no sangue através da adição de um corante fluorescente ao sangue. Depois que os anticorpos são marcados, misturamos o sangue em um recipiente com uma cultura de células humanas (chamadas de Hep2). Se houver anticorpos contra estruturas das células humanas, estes irão se fixar às mesmas, tornando-as fluorescentes.

Os indivíduos saudáveis, com autoanticorpos incapazes de produzir doença, geralmente tem exame de FAN de padrão nuclear pontilhado fino denso ou baixos títulos do nuclear pontilhado fino. Mesmo que a possibilidade principal seja de não haver doença atual, é necessário acompanhamento clínico para eventual surgimento futuro de transtorno autoimune. Trabalho brasileiro demonstrou que o seguimento de três anos, de pacientes aparentemente sadios, mas com exame de FAN positivo de padrão nuclear pontilhado fino denso, costuma ser suficiente. O FAN é um exame utilizado para a triagem de lúpus eritematoso sistêmico e outras doenças auto-imunes. A positividade significa a presença de anticorpo contra elementos do núcleo celular, citoplasma e nucléolo. Exame: positivo ou reagente, diluição máxima em múltiplos de 1/40. . . O exame de FAN é feito com amostras de sangue do paciente suspeito de ter uma doença Se auto-anticorpo for contra o citoplasma das células, vários citoplasmas ficarão brilhando, e assim por diante. Portanto, um FAN reagente 1/40 significa que o auto-anticorpo foi identificado mesmo após.

Para que serve o FAN?



Se o auto-anticorpo for contra o núcleo das células, a imagem no microscópio será de vários núcleos fluorescentes. Se auto-anticorpo for contra o citoplasma das células, vários citoplasmas ficarão brilhando, e assim por diante. Se não houver auto-anticorpos, nenhuma parte das células ficará fluorescente, caracterizando um FAN não-reativo. O exame de FAN é feito com amostras de sangue do paciente com suspeita de doença autoimune. Portanto, um FAN reagente 1/40 significa que o auto-anticorpo foi identificado mesmo após Meu exame de sangue deu:núcleo negativo ,nucleolo/;negativo, citoplasma. . . Como já expliquei antes, até 10 da população possui FAN positivo, geralmente nas diluições menores que 1/80. Por esse motivo, só consideramos relevantes valores a partir de 1/160.

. . Resultado do exame de gravidez de laboratório: o que significa reagente e não reagente? Fiz um exame e deu reagente para Hepatite A. . . O exame de gravidez realizado em laboratório é o beta hCG. Esse exame avalia a presença do hormônio beta hCG no sangue ou na urina. Se a 2 anos e pouco o fan da reagente em anti núcleo pode mudar o resultado do exame e dar não reagente o se for reagente vai ser sempre reagente? Então, quando uma pessoa faz o exame de FAN e o resultado vem positivo, não significa ainda que a paciente tenha alguma doença. É preciso interpretar o resultado deste exame junto ao conhecimento dos sintomas e sinais que a pessoa esteja apresentando e junto a outros exames, para saber se o resultado do FAN deve ser valorizado ou não. Somente um reumatologista pode esclarecer sobre o significado do exame para cada paciente em particular, através de história clínica, exames complementares e freqüentemente com acompanhamento ao longo do tempo.

Embora seja normal ter um resultado baixo no exame de FAN, quando esse número é muito elevado, pode significar que existe uma doença autoimune, que precisa ser identificada e tratada o mais rápido possível para aliviar os sintomas. O exame FAN é um tipo de exame muito utilizado para auxiliar no diagnóstico de doenças autoimunes, principalmente o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES). Assim, esse exame tem como objetivo detectar no sangue a presença de autoanticorpos. . . Entre outros exemplos. O exame FAN pode atestar um resultado positivo ou negativo, o que é interpretado pelo médico juntamente com outros exames e a avaliação clínica. Mais uma vez, vale destacar que até 15da população pode apresentar resultado positivo sem que exista qualquer implicação na saúde. Este exame é muito simples, sendo apenas necessário que seja retirada uma pequena quantidade de sangue por um profissional capacitado, que é enviado para o laboratório para que seja realizada a análise. Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED O fator antinúcleo (FAN), ouanticorpos antinúcleo (ANA), é um exame realizado para pesquisar a presença de autoanticorpos nos casos de suspeita de doenças autoimunes como o Lúpus, artrite reumatoide, artrite idiopática juvenil, esclerodermia, síndrome de Sjogren, entre outras.

  • ANDRADE, L. E. C. et al. The V Brazilian consensus guidelines for detection of anti-cell autoantibodies on hep-2 cells. Advances in Rheumatology, São Paulo, v. 59, 2019.
  • TAN, E. M. et al. Range of antinuclear antibodies in healthy individuals. Arthritis & Rheumatology, v. 40, n. 9, , 1997.

Qual é a acurácia diagnóstica de sintomas, sinais e exames laboratoriais na arterite de células gigantes? O exame chamado FAN, sigla para fator antinuclear, é um teste habitualmente solicitado para os pacientes que estão com suspeita de uma doença de origem autoimune. O exame é realizado a partir de amostras do sangue do paciente em questão. Fiz o teste de FAN e o resultado foi Nucleo reagente 1/80 Nucleoleo n reagente Citoplasma Reagente 1/80 AparelhoMitotico Nao reagente Placa Metafasica Nao reagente Metodo imunofluorescência indireta. . . O exame sangue oculto fecal pesquisa sangue nas fezes que não é percebido pelo simples olhar. Há vários métodos de pesquisa de sangue nas fezes. Um deles é feito com cartões com guaiacol, outro usa um tecido com reagente que é jogado no vaso sanitário e outro, ainda, utiliza uma reação. . . A coleta de sangue é simples e não exige nenhuma preparação específica, mas o paciente deve informar o laboratório ou enfermeiro caso tome alguma medicação. O exame FAN também é comumaos bebês, e neste caso é feita a coleta através de uma picada na sola do pé.

Com todas as informações do FAN (título e padrão), o médico raciocinará juntando várias pistas. Apenas um exemplo: O paciente tem dor nas articulações? Se tem, há características de inflamação nesta dor articular? Caso sim, é mais provável que a dor inflamatória seja provocada por doença autoimune, numa pessoa com FAN positivo. Mas se a dor articular tiver características apenas de desgaste das articulações (a chamada artrose), um exame de FAN positivo pode ser apenas um exame inocente, não relacionado ao sintoma de dor. Há milhares de informações clínicas que o médico deve obter entrevistando e examinando o paciente, para concluir se um exame de FAN deve ser valorizado ou não! O reagente significa teste positivo, não reagente, teste negativo. agora o que significa depende do exame. em caso da dengue. se for o teste rápido NS1, reagente significa provável doença aguda, e se for sorologia o IgM reagente significa doença aguda e o IgG significa contato antigo.

Como é feito o exame

As diluições são normalmente feitas na seguinte ordem: (1/40), (1/80), (1/160), (1/320), (1/640), (1/1280) Valores maiores ou iguais a 1/320 são muito relevantes e indicam doença autoimune em mais de 97 dos casos. O exame FAN é um tipo de exame muito utilizado para auxiliar no diagnóstico de doenças autoimunes, principalmente o LúpusEritematoso Sistêmico (LES). Assim, esse exame tem como objetivo detectar no sangue a presença de autoanticorpos, que são anticorpos produzidos pelo próprio organismo e que atacam as próprias células e tecidos. Caso o exame seja bem indicado, ele é extremamente útil para elucidação diagnóstica. Caso desnecessário, o exame cria estresse para o médico (que acaba encaminhando o paciente desnecessariamente para o reumatologista) e para o paciente (que fica na expectativa de ter uma doença crônica e/ou grave). O seguimento do FAN positivo em pacientes a princípio saudáveis (mesmo em padrões patológicos) pode ser realizado na unidade básica ou pelo clínico geral; em caso de surgimento de sintomas ou dúvidas, encaminhar ao reumatologista. Esse exame é baseado no padrão de fluorescência dos anticorpos, sendo possível visualizar no microscópio e auxiliar no diagnóstico de várias doenças.

Portanto, se o seu médico suspeita que você possa ter lúpus, mas o resultado do FAN vier negativo, isso significa que ele tem que começar a pensar em outro diagnóstico, pois a chance de você ter lúpus é menor que 5. Padrões patológicos como o nuclear homogêneo e o nuclear pontilhado grosso, por exemplo, devem ser seguidos com periodicidade definida caso a caso; no geral acompanhamento anual ou semestral são suficientes. Evitar solicitar o FAN na vigência de infecção, uma vez que a taxa de falso positivo é alta; lembrar de avaliar as medicações utilizadas pelo paciente. Caso o exame seja bem indicado, ele é extremamente útil para elucidação diagnóstica. Caso desnecessário, o exame cria estresse para o médico (que acaba encaminhando o paciente desnecessariamente para o reumatologista) epara o paciente (que fica na expectativa de ter uma doença crônica e/ou grave). O seguimento do FAN positivo em pacientes a princípio saudáveis (mesmo em padrões patológicos) pode ser realizado na unidade básica ou pelo clínico geral; em caso de surgimento de sintomas ou dúvidas, encaminhar ao reumatologista.

Hemograma é um tipo de exame de sangue que avalia as células que compõem o tecido sanguíneo. Também conhecido como hemograma completo, esse exame identifica a quantidade, o formato e o tamanho dessas células, incluindo os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas.

Source: https://lupus.org.br

*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem